terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dicas - Etiquetas de Tecido

Nas andanças no Blog Farfalla Artes encontrei um post bem legal sobre como fazer etiquetas de tecido e resolvi dar uma procurada no assunto já que achei a dica super útil e inteligente e encontrei diversas, dentre elas as que mais achei legal são as listadas abaixo. A primeira e a segunda são a mesma técnica, a diferença entreleas é a maneira que se é explicada e seus detalhes e a terceira dia é quase que totalemente caseira a nao ser pela termolina!


  ******************

 

Dica tirada do Blog da Artesã Laurraine Yuyama

 

Tutorial etiquetas em tecido

 

Muitas pessoas têm me perguntado como eu faço minhas etiquetas de modo que resolvi fazer este pequeno tutorial, incluindo fotos e qualquer poucas dicas que aprendi ao longo do caminho. Você vai descobrir que fazer suas próprias etiquetas é bastante simples e muito mais barato do que comprar etiquetas personalizadas. Deitar-te uma chávena de chá e apreciar.

 

Materiais necessários: 

 

Computador

Programa de gráficos (eu usei photoshop)

Impressora jato de tinta de papel da impressora regulares

Papel transfer de papel 

Faca, corte mat & metal governante Fita (eu usei 1 / 2 polegada de fita de sarja de algodão naturais) Placa de ferro

Tábua de passar Tesoura


Passo 1: Design sua imagem utilizando o seu programa de escolha de trabalho com uma resolução de 300ppi para uma imagem clara. A altura de sua imagem deve ser menor que a largura de sua fita. Imprimir alguns em papel regular, cortá-los para fora e ver como eles se encaixam na sua fita. Encher uma página inteira, repetindo imagens em linhas e deixando cerca de um centímetro entre as imagens em cada linha. As linhas podem ser bastante próximas umas das outras. 

* Lembre-se de inverter a sua imagem! Eu posso obter 96 rótulos de uma folha de papel de transferência que eu acho que é bastante econômica.

 

 Etapa 2: Imprima suas etiquetas . Siga as instruções de transferência de papel para definir a impressora para o tipo certo de papel. Imprimir uma folha de teste em papel comum primeiro certificando-se que a imagem é invertida. Imprimir uma folha de etiquetas sobre o papel de transferência (I decidiram imprimir algumas etiquetas maiores desta vez para minhas malas).

 

 Passo 3: Recorte as imagens de preferência em longas tiras usando sua faca, corte de esteira e régua. Deixando-os em tiras vai poupar tempo quando passar e você será menos provável que queimar a ponta dos dedos. (Eu sei que você não deveria usar facas de utilidade nestas esteiras, mas é melhor do que cortar a minha nova mesa!)

 

Passo 4: Ferro a transferência para a fita . Coloque o flat fita.Coloque uma tira de lado impresso para baixo. Pressione o strip-se com o ferro. Uma vez que é respeitado, deslizar o ferro em várias vezes. * Certifique-se o ferro não está quente demais. Se o ferro está quente demais ou se você é de ferro muito tempo, sua imagem vai derreter! Veja abaixo.

  

  

Passo 5: Retire o papel de apoio . Espere até que a fita de sarja esfriar antes de remover o papel. Eu sempre deixo a tira de papel anterior para proteger o ferro quando estou adicionando uma nova faixa. * A transferência vai derreter o ferro, se toca!

 
Passo 6: Use-os! Faça um rolo inteiro de etiquetas ou cortá-los como desejar. Você pode ativar as extremidades sob e uni-las ao seu projeto, ou você pode dobrá-los ao meio e costure-as em uma emenda para criar uma tag loop. Agora você está pronto para adicioná-los a todas as suas criações maravilhosas! Você também pode fazer etiquetas de lavagem de instrução, e os rótulos quilt usando esse mesmo método!
** DICA adicionais (adicionado 28 de abril, 2011) *** Para remover a maior parte do aspecto plástico do papel de transferência e para definir a imagem ainda mais, coloque papel manteiga fermento sobre a imagem transferida e ferro novamente com um ferro quente. Ele realmente funciona!
  
 By Natascha Fernandes: Só fiz algumas alterações na formatação desse PAP, não fiz alteração alguma em sua composição, caso tenha alguma informação trocada, pode ter ocorrido na hora da traduçã estava em inglês o post só usei o google pra traduzi!

******************


Dica tirada do Blog da Luciana Murta


PAP – Etiquetas personalizadas de tecido
Muitas pessoas me perguntam como eu faço as etiquetas de tecido que coloco nas bolsinhas e bichinhos. É muito simples de fazer usando o papel transfer e dá um toque super especial e personalizado nos trabalhos. Basta imprimir no papel transfer o texto ou imagem que deseja e passar para o tecido com ferro quente. Para facilitar, estou colocando um passo-a-passo de uma etiqueta bem simples e mais algumas ideias de como usar.
 
MATERIAL

Papel transfer (pode ser encontrado em papelarias e algumas lojas de material para artesanato)
Pedaço pequeno de tecido 100% algodão
Computador e impressora

COMO FAZER

Em um editor de texto, escreva o texto que deseja colocar na sua etiqueta. Para ficar mais fácil de acertar o tamanho, crie uma caixa de texto com o tamanho aproximado que você quer que a etiqueta tenha e escreva o nome dentro. Eu usei aqui uma caixa de texto com 1,8cm de altura por 4,5cm de largura.



Escolha o tipo, cor e tamanho da fonte para o texto que deseja, cuidando para que ele ocupe o tamanho da caixa de texto que você criou. Lembre-se que a caixa de texto é uma referência do tamanho final da sua etiqueta, ajuste o tamanho do texto de acordo com isso.



ATENÇÃO NA HORA DE IMPRIMIR!!! É preciso imprimir o texto espelhado, se não, quando passar o texto para o tecido ele vai aparecer invertido, como se estivesse refletido no espelho. Para imprimir espelhado, entre nas propriedades da impressora antes de confirmar a impressão e marque a opção “mirror image” ou espelhar imagem (ou algo semelhante em português). Se quiser fazer um teste, imprima primeiro em um papel comum para ver o resultado e só quando estiver satisfeito, imprima no papel transfer.



Dica: Para aproveitar pedacinhos do papel transfer, imprima o texto (já espelhado) em uma folha de papel comum, cole com fita adesiva o pedaço de papel transfer exatamente em cima do texto impresso (não use um pedaço muito pequeno, é bom que tenha uma folga em relação ao tamanho do texto).




Depois é só inserir novamente o papel na impressora (na mesma posição) e mandar imprimir novamente. O texto será impresso sobre o papel transfer
.


Depois de impresso, recorte o texto.



Deixe o ferro de passar roupa esquentar em temperatura para tecido de algodão. A temperatura do ferro e o tempo de aplicação pode variar um pouco, de acordo com a marca do papel. Leia as instruções do seu papel antes. Eu mesma já queimei alguns papeis ou não deixei tempo suficiente para transferir o texto.
Coloque o pedaço de papel transfer sobre o tecido, com o texto virado para baixo e passe o ferro por cima fazendo movimentos constantes e um pouco de pressão.
Minha mãe me deu a dica de usar papel manteiga (para cozinha) por cima, isso evita que o papel queime e fique amarelado, prejudicando o tecido.
Normalmente bastam alguns segundos. Se errar, não se preocupe, vá fazendo outras tentantivas, aos poucos a gente consegue ajustar.



Depois é só retirar o papel e o texto já está aplicado no tecido (cuidado para não queimar a mão na hora de puxar o papel, eu sempre queimo!). Se sentir que o papel ainda está muito grudado ao tecido, para de puxar, recoloque-o na posição e passe mais um pouco. Normalmente dá para salvar o trabalho e terminar corretamente
:D




Corte  o tecido de forma a deixar aproximadamente 1cm de cada lado do texto. Embaixo e em cima do texto eu costumo deixar grande mesmo e cortar o excesso no final.



Dobre as laterais para trás vincando bem o tecido.





Dobre a parte de cima, virando para trás, para dar o formato de etiqueta.



Eu costumo colar por dentro com cola pano, isso evita que a parte da frente fique desalinhada com a de trás na hora de costurar.




Corte o excesso deixando uma folga para costurar.



E a etiqueta está pronta para ser utilizada.



***
Alguns exemplos onde usei a etiqueta:


Mini-bolsinha


Mini-bolsinhas (mais fotos: Presentes e trocas )


Bolsinha e girafinha de tecido (mais fotos: Presente estrelado )


Necessaires feitas pela minha mãe (mais fotos: Presente de mãe )


Mini-bolsinha porta-maquiagem (mais fotos: Do fundo do baú )


Girafinhas (mais fotos: Girafinhas de tecido )



Caderno com capa de tecido (mais fotos: Inspiration Journal)

By Natascha Fernandes: Só fiz algumas alterações na formatação desse PAP, não fiz alteração alguma em seu conteúdo!

******************

 Dica tirada do Blog da Artesã Lelê

Etiqueta de tecido

Como fazer sua própria etiqueta
Conforme prometido saiu do forno o passo a passo da etiqueta de tecido.
Bem, vamos lá, é super facil:



Dicas:
- Para fazer as etiquetas você  poderá fazer download no site da Pimaco de um assistente muito bom e fácil de usar; 
- Usar impressora jato de tinta;
- Não deixar de colocar álcool na receita, ele dá brilho;
- Se você não usar toda a receita poderá guardá-la na geladeira ou aproveitar e engomar alguns paninhos de bandeja ou outro qualquer;
- No tecido algodão cru, sarja elas ficam bem rústicas podendo ser desfiadas nas beiradas depois de cortadas;
- Ficam também muito bonitinhas se cortadas com tesoura de picotar;
- Se o seu trabalho for de tecido vc poderá colar com cola pano ou costurar nas pontas; 
- Caso use as etiquetas em trabalhos que será futuramente lavado, convém que as mesmas sejam impermeabilizadas com termolina leitosa;
PS.: se álguém fizer venha me contar, principalmente se descubrir alguma novidade.

Pronto !!!  agora mãos a obra e divirtam-se...
Beijos 
Lelê

 ****************** 
By Natascha Fernandes: Espero que tenham gostado das dicas, ainda não testei nenhuma, mais assim que testar volto pra fazer os meus comentários!!
Essa dica meu deu uma outra super idéia, assim que eu a colocar em prática posto pra vocês!!

7 comentários:

  1. Passando aqui para agradecer a visita ao meu blog,espero que tenha gostado tanto quanto eu amei o seu.Esse tutorial é mara,mas deve dar muito trabalho,gostei demais.Beijooos

    http://meninaseda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ola querida , gosto muito desta forma de fazer etiquetas, uso o tricoline branco para passar o transfer, e o acabamento faço a mão , fica muito bonito mesmo,!!!!!!!!!!!
    beijos no coração

    Fê arte minha

    ResponderExcluir
  3. Olá Natascha,
    Pode ficar à vontade para publicar o pap do que fiz para ajudar a quem precisa de uma etiqueta.
    Parabéns pelo seu blog, adorei conhecer.
    A proveito para lhe desejar um feliz natal e próspero ano novo.
    BJs
    Lelê

    ResponderExcluir
  4. amei as etiquetas ,parabéns pelo post e pelo lindo blog!bjs

    ResponderExcluir
  5. amei as etiquetas ,parabéns pelo post e pelo lindo blog!bjs

    ResponderExcluir
  6. AMEI ESSAS ETIQUETAS.VOU TENTAR FAZER ADORO NOVIDADES.OBRIGADA POR COMPARTILHAR.BJS

    ResponderExcluir
  7. Vou tentar fazer, cooooom cer-te-za!!! Amei a dica, obrigada!!!

    ResponderExcluir

Espero seu comentário!

Comentários Recentes