quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Dicas Úteis e Necessárias à qualquer Artesã - Artesanato: uma atividade séria


Mais uma dica super legal para quem quem transformar o artesanato em renda ou melhor quem quer viver do artesanato. 
Para quem já trabalha com isso a algum tempo conhece as muitas dificuldades que uma Artesã passa até poder transformar o prazer em criar no seu ganha a pão, mais para quem tem talento e perseverança vale muito apena ariscar, plantar e esperar colher como tudo na vida.


Mauricio Tedeschi


























 O artesanato como atividade econômica tem características bem peculiares que o distingue de outros setores produtivos. Mas, para se profissionalizar, os artesãos devem seguir os mesmos princípios de gestão que regem qualquer outro negócio. Antes de tudo, é preciso ter clareza sobre o que produz e qual é o mercado comprador potencial. Essa busca de informações pode evoluir para uma pesquisa de mercado, conforme a dimensão do empreendimento. Um erro muito comum é querer fazer “um pouco de tudo”. O ideal é focar em coleções de produtos que demonstrem maior potencial de mercado.


A partir daí, é necessário pensar na formalização. Existem figuras jurídicas apropriadas para cada negócio, de acordo com o número de pessoas envolvidas, expectativa de faturamento, etc. Para quem está iniciando, uma ótima opção é se formalizar como Empreendedor Individual, que dá direito a ter um CNPJ, a emitir nota fiscal e obter linhas especiais de financiamento, além de vários benefícios previdenciários, como salário-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria.

No que se refere à organização produtiva, é necessário definir responsabilidades, criar rotinas, preparar o layout da oficina ou ateliê, calcular o tempo de produção de cada peça e planejar a compra ou o manejo da matéria-prima necessária. Associar-se pode ser uma boa estratégia para ganhar escala e conseguir atender pedidos maiores sem ter que manter uma grande estrutura.

Com relação ao produto, é importante saber que, de modo geral, um artesanato valorizado é aquele que – além de qualidade – possui algum vínculo com a cultura e o território que ele representa. Isso pode ser obtido por meio da aplicação de elementos iconográficos (símbolos que remetem à identidade da região) e pela utilização de matéria-prima local.

O artesão também deve estar ciente de que seu produto não é apenas a peça produzida manualmente, mas todos os aspectos que o envolvem. É o chamado “valor intangível”. É preciso comunicar esse valor, contando a história do produto e de quem o produziu, seja nas etiquetas, nos catálogos e até nas embalagens – que, além de valorizar as peças, devem ser capazes de protegê-las durante o transporte.

No artesanato a tradição é algo muito presente, a inovação também se mostra essencial. Muitos artesãos costumam se queixar – quando vão a feiras e encontros comerciais – de que os compradores são sempre os mesmos, mas eles também devem refletir se estão trazendo novidades em seus catálogos. A inovação pode se dar ainda na organização produtiva, no tratamento da matéria-prima e nas ferramentas e nos equipamentos utilizados. Nesse contexto, parcerias com designers e instituições de ensino e pesquisa costumam apresentar excelentes resultados.

A comercialização do artesanato é tradicionalmente vinculada a feiras, mas a participação nesses eventos não pode ser vista como algo banal. Além de levar material de divulgação, catálogo de produtos, cartões de apresentação e tabela de preços, é muito importante entender que esses eventos valem mais pelos contatos (que vão gerar relações comerciais futuras) do que propriamente pelas vendas realizadas no varejo. Nessas relações, espera-se que o artesão tenha um comportamento profissional e cumpra todos os prazos e condições acertadas nas negociações.

Para quem pensa em ter no artesanato um meio de vida, é importante saber que talento e criatividade são fundamentais, mas não bastam para que a atividade seja economicamente viável. O artesão deve se enxergar como um empresário e compreender que uma gestão profissional é a base para a sustentabilidade do negócio.




4 comentários:

  1. Olá fi seu blog ocaionalmente e resolvi vir conferir. Gostei muito ,e gostei também desta matéria do SEBRAE. Parabéns!

    Beijos

    tecendoecriando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Interessante essa matéria. Eu estou em busca de informações de como trabalhar e divulgar os trabalhos que faço de crochê. como estou no início tenho muito a aprender. Obrigada pela ajuda. Parabéns pelo blog, espero sua visita tmb no meu cantinho e aguardo seu comentário. http://crochedashe.blogspot.com
    Otima semana, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Que ótimo! Agora que tô começando a entrar de vez nesse mundo do artesanato, já tinha pensado em comercializar alguns trabalhos, mas não tinha nenhuma noção. Foi ótimo ler essa matéria. Vou começar a por em prática. Obrigada!
    Espero vc lá no meu cantinho, deixe seu comentário!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi flor! Passa lá no meu blog pra vc ver um presentinho que deixei pra vc! Espero que goste!
    Beijos

    ResponderExcluir

Espero seu comentário!

Comentários Recentes