sexta-feira, 16 de março de 2012

Dicas Úteis e Necessárias à qualquer Artesã - Vendendo o seu produto!

Esse Post é bem legal para quem tem interesse em trabalhar com grandes produções para exposição e vendas em grande quantia, lembrando que para alcançar o seu objetivo depende de vários pontos à serem seguidos para alcançar o sucesso, essa matéria do Blog da Elo7 resumi tudo isso e te dá o passo-a-passo para obter o sucesso, leiam e aproveitem as dicas!

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Bazares (parte I): Participar, sim ou não?

 

Bazares e feiras são uma oportunidade muito bacana para artesãos e crafters venderem diretamente ao consumidor final. E também uma ótima chance de encontrar seu público cara a cara – o astral que rola num bazar é super legal, diferente da venda online. A gente por aqui é fã de venda online mas também adora um bazar! Sem contar que, quando reúne artesãos amigos, torna-se um evento social que agrega bastante para o fortalecimento da comunidade.

Uma coisa é certa, expor um bazar ou feira, exige grande preparação. E por isso é preciso tomar a decisão certeira quanto a participar ou não. Fizemos esta lista para ajudar você a decidir:
  1. Perfil: Bazares costumam ter um público com perfil bem definido – de produtos descolados e alternativos, de bebê e criança, de moda e acessórios, de decoração, de Natal, Dia das Mães ….. Investigue quais foram as marcas que estiveram nas edições passadas e se voltaram. Participar de bazares antes de datas festivas pode ser uma decisão estratégica pois todo mundo estará procurando por  presentes bacanas e diferenciados.
  2. Periodicidade: O bazar acontecerá por quantos dias? É um evento em dias fixos ou sazonal? Quanto mais tempo de bazar, mais produtos serão necessários. Edições anteriores do bazar podem dar uma boa referência sobre quantas pessoas esperar – todas elas serão clientes em potencial.
  3. Estoque pronta entrega: Você já tem estoque de produto suficiente para todo o período que vai expor? Se não tem, programe a produção pois as vendas de bazar são pronta entrega. Nada mais chato do que ver os clientes pedirem produtos e você não tê-los para vender. Produzir em exagero também não é legal pois significa investimento de tempo, mão de obra e material. Achar um meio termo é o desafio.
  4. Mix de expositores e produtos: Cheque quem são os outros expositores que já confirmaram presença além de você. Pondere o quanto a concorrência com produtos similares poderá afetar suas vendas.
  5. Seus produtos:  Grande parte do público de bazares tende a comprar por impulso. Por isso é sempre bom produzir um mix de produtos com preços variados, com ênfase em items mais baratos e de apelo geral. Itens muito caros não costumam vender muito bem em bazares – mas isso depende do perfil do público, é claro.
  6. E o $ ? Taxas fixas e percentual de vendas: É super importante saber se o bazar cobra um fixo e/ou um percentual sobre as vendas. Esta história é recorrente: No dia do bazar a pessoa vende bem e fica super feliz. Mas ao chegar em casa, coloca tudo na ponta do lápis (custo fixo e percentual de vendas do bazar, materiais, mão de obra, decoração, transporte, etc) e cai na real: não faturou o suficiente para pagar os gastos! Chato, né? Portanto, tenha metas realistas sobre qual o mínimo que você terá que vender para não sair no prejú. Também é valido  participar de um bazar apenas por diversão ou para adquirir experiência e, neste caso, tudo bem sair com um saldo negativo.
  7. Localização: Cheque se o local é de fácil acesso tanto de carro como via transporte público. Regiões centrais são sempre mais acessíveis para todos e a probabilidade do evento encher é maior.
  8. Estrutura: O bazar vai acontecer onde? Na casa de alguém? Ao ar livre ou local coberto?  Leve em consideração que cada local proporciona uma experiência para o visitante e isso pode afetar as suas vendas.
  9. Materiais de suporte:  Bazares geralmente oferecem uma mesa padrão, o resto será por sua conta. Se você vende roupas considere levar uma arara. Se vende produtos pequenos leve displays expositores para ajudar amontar a sua mesa. É fundamental impactar quem passar pela sua mesa/barraca. Se você faz roupas é importante que o local tenha um provador, ou um espaço para que cada expositor possa instalar o seu.
  10. Divulgação: Confira como será feita a  divulgação do bazar, tanto na na Internet como fora dela. O boca a boca surte grande efeito por isso é importante anunciar o evento em redes sociais. A boa e velha distribuição de flyers/panfletos em locais estratégicos e um  convite por email também ajuda muito.

 
 
Lembre-se que a experiência de expor em um bazar é completamente diferente da venda na internet. Geralmente rola muita conversa, portanto vá preparada para contar a história por trás dos seus produtos e aproveite a oportunidade para conhecer clientes novos e fidelizar os antigos :).
Há alguns anos atrás o blog Superziper fez uma entrevista em áudio com algumas marcas que estavam expondo no Bazar de Natal da Severina, que por sinal teve apenas uma edição. O podcast  ficou registrado como um ótimo material de referência para quem está pensando em se jogar no mundo dos bazares.
E nossos posts sobre bazares continuam! Na próxima semana vamos dar algumas dicas práticas para você se preparar direitinho para o seu primeiro bazar. Aguardem :)

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Essas dicas são essenciais para quem tem interesse em trabalhar em feiras e/ou bazares, já participei de algumas feiras e em cima dos meus erros encontrei os acertos dentro dessas dicas, como não sou muito regrada e organizada para trabalhar com peças produzidas em avulsos, não tenho muito perfil para estar vendendo em feiras me adequo mais trabalhando sobre encomendas e dando aulas, mais tenho artesãs amigas que fazem o maior sucesso nas feiras, mesmo sem saber elas seguem a grande maioria das dicas e obtêm resultados.


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