quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dicas Úteis e Necessárias à qualquer Artesã - Como usar bem o seu furador

Pessoal,

Essa dica é super legal para quem utiliza furadores, que são maravilhosos facilitadores na hora de confeccionarmos nossas peças, esse post é um pouco a mais de um post antigo deixado aqui no Blog sobre como afiar tesouras e furadores.

Essa dica encontrei no site Scrap Jackie, um site muito legal de Scrapbooking e arte, nõ deixem de visitar, tem inúmers dicas legais.

************************

Como usar bem o seu furador

 
Quando utilizamos os furadores para cortar papel, EVA, cortiça, alumínio 05, massa de biscuit, o recorte que tiramos de cada modelo chama-se confete (o positivo). O material que ficou vazado chama-se negativo, que pode ser usado como está ou utilizado como estêncil.

A gramatura ideal de papel é 120gr. O EVA e cortiça devem ser finos. Nem todos os tipos e modelos adaptam-se a outros materiais além do papel. Papel com gramatura superior pode ser usado só que força muito o instrumento. Os papéis mais finos como sulfite, crepom, seda enroscam. Para estes o melhor modo é dobrá-los de 2 a 4 vezes, aproximadamente. Furadores maiores aceitam com mais facilidade papéis com gramaturas 200, 220. Dependendo da fibra o papel é mais maleável, mesmo com gramatura 160, 180 até 200, sendo mais fácil de utilizar o furador neles.

Rebarbas - nem sempre isso é defeito causado pelo desgaste do furador, pode acontecer pelo tipo de fibra que o papel apresenta, mesmo na gramatura ideal. Quando isso acontecer tente colocar 1 folha de sulfite por baixo do papel que será perfurado.

Manuseio - Introduzir o papel na fenda e encostar até o fundo, pressionar o botão de uma só vez e com rapidez para ele não enroscar e nem deixar rebarbas. Com a prática aprende-se a encontrar a melhor profundidade para cortar sem desperdiçar o papel, de acordo com o tamanho de cada furador.
Para cortar faça sobre uma superfície firme e, de preferência utilizando uma base de corte por baixo. Mesas que balançam, ou com cavaletes fazem o furador enroscar quando pressionado para cortar.
É sempre preferível apóia-lo para perfurar e não utilizá-lo no "ar", apenas seguro pela mão. Para utilizá-lo com o botão virado para baixo segure com uma das mãos e com a outra pressione firme e rapidamente, para a mola não descer torta e enroscar.

Além do que já foi explicado acima, quando enroscar ou ficar duro para perfurar verificar:
  1. Se a posição do desenho que está estampado na parte superior do botão é a mesma que está na área de corte. Como o furador possui uma mola interna, e, ao ser pressionado várias vezes, pode acontecer que o botão se desloque alterando a posição do desenho deixando-a presa. Para sanar o problema girar o botão no sentido horário, até que ele volte à posição normal, conferindo o desenho do botão com a parte inferior de corte. Alguns modelos mais antigos costumam apresentar problemas com a mola que tem um tempo útil determinado.
  2. Se ao perfurar a mola enroscar e não voltar, dê uma batida firme com ele sobre a mesa, de preferência com a base de corte por baixo. Não tem perigo, ele não vai quebrar.
  3. Verificando que a cada vez que utilizar um furador a mola está sempre enroscando, virá-lo deixando o botão para baixo e colocar um pouquinho de grafite em pó na área de corte e ir pressionando para que o pó penetre no furador. Depois, retire o excesso antes de utilizá-lo para que não suje o papel. Atenção... faz uma sujeira danada, o pó se espalha facilmente. Para limpá-lo externamente passar um pano com álcool. Até agora não consegui no Brasil um lubrificante que não fique impregnado no interior do furador vindo sempre para baixo sujando e danificando o material perfurado. No Brasil não temos o chamado wax paper americano, utilizado para este fim.

Corte - Os furadores não possuem corte afiado. São como uma mini guilhotina, cortam por pressão, por isso a necessidade de um impacto rápido e firme ao utilizá-los. Para melhorar o corte perfurar várias vezes utilizando uma lixa d'água 400 ou 420; dobrar 2 ou 3 vezes um pedaço de papel alumínio de cozinha e cortar varias vezes seguidamente.

Desmontar um furador para consertá-lo é muito fácil, e, muitas vezes necessário. Introduzir uma chave de fenda em sua lateral com cuidado para não quebrar a parte plástica do encaixe. Se isto acontecer a solução é colar com adesivo instantâneo, da ele não abrirá mais. Para remontá-los é só colocar as peças no lugar, apertar o botão para abaixar a mola e fixar a parte plástica superior no encaixe.

Alavanca para furador é um instrumento que auxilia na perfuração nos vários modelos e tamanhos, agiliza o trabalho e evita tendinite. Cuidado para não utilizar essa ferramenta com furador moldura, silhouete, pois esses tipos agarram quando colocados na alavanca.

Crédito:
Ana Stela Bilange Gomes www.asartesanato.com.br 
************************

Não consegui acessar o site original da dica, mais de qualquer forma como achei no site Scrap Jackie, fica a dica da fonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero seu comentário!

Comentários Recentes